sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Anime ( アニメ ,Anime? Retirado de metade da pronúncia japonesa de "animação", pronunciado [anime] ouvir ( ajuda de · informações )em Japonês, mas normalmente pronunciada / ˈænɪmeɪ/ou / ˈænɪmə/em inglês)é a animação no Japão e considerados "animação japonês" no resto do mundo.Anime datas de cerca de 1917.

Anime, além de mangá (Japonês a Marvel comics), está extremamente popular no Japão e é bem conhecido em todo o mundo. Anime própria é considerado uma forma de animação limitada. Anime pode ser liberado por televisão de difusão ou liberada directamente para vídeo, caso em que ele é muitas vezes chamado OVA ou OVA (original animação vídeo).

Anime pode ser desenhado mão ou animado do computador . Ele é usado em séries de televisão , filmes , vídeo , jogos de vídeo , anúncios e internet - com base versões e representa a maioria, se não todos, gêneros da ficção .

História


Screenshot do divina mar Troopers da Momotaro (1944), o primeiro filme de anime de recurso-comprimento .Anime começou no início do século XX, quando Japonês cineastas experimentos com as técnicas de animação que foram sendo exploradas em França, Alemanha, os Estados Unidos e Rússia.O mais antigo anime conhecido existentes foi filtrada em 1917 - um clipe de dois minutos de um samurai tentar testar uma espada de nova no seu destino, apenas a sofrer derrota.

Pela década de 1930, animação tornou-se um formato alternativo de storytelling em comparação com a indústria de viver-acção subdesenvolvida no Japão. Ao contrário o Estados Unidos, a indústria de viver-acção no Japão permaneceu a um mercado pequeno e sofreu orçamentação, localização e restrições de fundição. A falta de Ocidental-procurando actores, por exemplo, tornou próximo a impossível disparar filmes defina na Europa, América ou mundos de fantasia que não envolvem, naturalmente, Japão. Animação permitida artistas criar quaisquer caracteres e configurações.

O êxito da da Disney 1937-metragem Snow White e os sete anãs influenciado Japonês animadores.Os anos 60, Osamu Tezuka adaptados e simplificado muitas técnicas de animação da Disney para reduzir os custos e número de quadros na produção. Este foi pretende ser uma medida temporária para permitir-lhe que produzir material sobre um calendário apertado com um pessoal de animação inexperientes.

Durante a década de 70, houve um aumento de crescimento na popularidade do mangá — que foram muitas vezes mais tarde animada — sobretudo de Osamu Tezuka , que foi chamado uma "Legenda" e o "Deus do mangá".Seu trabalho e de outros pioneiros no campo, inspiradas características e gêneros que são elementos fundamentais de anime, hoje. O gigante robot gênero (conhecido como " Mecha " fora do Japão), por exemplo, tomou forma sob Tezuka, transformou o gênero de super robot em go Nagai e outros e foi revolucionou no final da década por Yoshiyuki Tomino , que desenvolveu o gênero robot real . Robot anime como a Gundam e Macross série tornou-se instantâneas clássicos no década de 1980, sendo o gênero de robô de anime ainda um dos mais comuns em Japão e em todo o mundo hoje. Na década de 1980, anime tornou-se mais aceitou no mainstream no Japão (embora inferior mangá ) e experiência de um boom na produção. Após algumas bem sucedidas adaptações do anime nos mercados ultramarinos na década de 1980, anime adquirida maior aceitação nesses mercados na década de 1990 e ainda mais no 2000 .


Terminologia
Em japonês, a animação do termo inglês é escrita em katakana como アニメーション ( animēshon, pronunciado [ɑnimeːɕoɴ] ), e o prazo anime (アニメ) surgiu na década de 1970 como uma abreviatura, embora alguns afirmar que a palavra abreviada se baseia a palavra de francês l ' animé.Tanto os formulários originais e abreviados são válidos e permutáveis em Japonês, mas o formulário mais curto é mais comumente usado.

A pronúncia do anime em Japonês, ɑnime , difere significativamente do inglês Standard IPA: / ˈænɪmeɪ/que têm diferentes vogais e stress . (Em Japonês cada mora executa stress igual.) Como com algumas outras palavras japonesas tais como saké , Pokémon e Kobo Abé , anime está por vezes escrito animé em inglês (como em francês), com um acento agudo over o final e , para marcar o leitor que a carta é pronunciada, não silenciosa como poderia ser esperado em inglês. No entanto, esta ênfase não será exibida em qualquer sistema usado de romanized Japonês e não está em uso suficientemente frequente a ser reconhecido pelo dicionário inglês de Oxford.


Uso de Word
No Japão, a prazo não especifica nação de uma animação de origem ou de estilo; em vez disso, ela é usada como um prazo de amplas para se referir a todas as formas de animação de todo o mundo.Em inglês, fontes de dicionário definir anime como "um estilo Japonês de animação de resolução-imagem" ou "um estilo de animação desenvolvido Japão".Obras de não-Japonês que emprestam stylization de anime é geralmente designada " anime-influenciado animação " mas não é raro que um visualizador que sabe não o país de origem de tal material para submeter-lhe como simplesmente "anime". Algumas obras são co-produções com empresas não-Japonês, tais como o séries Cartoon Network e produção I.G IGPX ou Oban Star Racers , que podem ou pode não ser consideradas anime por visualizadores diferentes.

Em inglês, anime pode ser usado como um comum substantivo (" você assistir anime?") ou como um suppletive adjectivo ("o anime Guyver é diferente do filme Guyver" ). Também pode ser usado como um substantivo de massa , como em "como muito anime tem você recolhidos?", embora ele às vezes incorretamente é pluralized como animes devido à falta do idioma japonês de número gramatical.


Sinónimos
Anime ocasionalmente é referido como Japanimation , mas este termo tem caído em desuso.Japanimation viu mais uso nos anos setenta e oitenta, mas foi supplanted por anime na década de meados-1990, como o material tornou-se mais amplamente conhecido em anglófonos países.Em geral, a expressão agora aparecerá apenas em contextos nostálgico.Embora o termo foi cunhado fora do Japão para se referir a animação importada do Japão, é agora utilizada principalmente no Japão, para referir de animação no mercado interno; uma vez que anime não identificar o país de origem no uso do Japão, Japanimation é usada para distinguir trabalhos Japonês do resto do mundo.

No Japão, mangá pode referir-além disso se a animação tanto Marvel comics (embora a utilização de mangá para se referir a animação principalmente é restrito aos não-fãs).Entre os oradores inglês, mangá geralmente tem o significado mais rigoroso de "Marvel comics Japonês".Uma explicação alternativa é que é devido à proeminência de entretenimento de manga , um distribuidor de anime para os EUA e dos mercados UK. Porque manga Entertainment originários do Reino Unido a utilização do termo é comum fora do Japão.O termo " animanga " foi utilizado para colectivamente se referem ao anime e mangá, embora também seja um termo utilizado para descrever Marvel comics produzidos a partir de cels de animação.


Características visuais
Esta seção é precisam de atenção do perito sobre o assunto . WikiProject de anime e mangá ou o anime e mangá Portal seja capaz de ajudar a recrutar um. (Março de 2008)

Os estilos representativos da arte de anime "Clássico " e " modernos".
Pode adoptar um exemplo da vasta gama de desenho de estilos de animeAnime é normalmente chamado de uma forma de arte.Como uma mídia visual, naturalmente, coloca uma grande ênfase estilos visuais. Os estilos podem variar de artista intérprete ou por estúdio para estúdio. Alguns títulos recorrer extensa comum stylization: FLCL , por exemplo, é conhecido por seu stylization selvagens, exagerada. Em contrapartida, títulos como só ontem ou Jin-Roh ter abordagens muito mais realistas, apresentando alguns exageros estilo.

Embora diferentes títulos e artistas de diferentes tenham seus próprios estilos artísticos, muitos elementos de estilo tornaram-se tão comuns que elas são descritas como sendo definitivo de anime em geral. No entanto, isso não significa que todos anime moderna partilham um estilo de arte rigoroso, comum. Anime muitos tem um estilo Arte muito diferente da que normalmente seria chamado "anime estilo", ainda fãs ainda use a palavra "anime" para se referir a desses títulos. Em geral, a forma mais comum de anime desenhos são "exageradas... recursos físicos como olhos grandes, de cabelo grande e de limbs compridos e drasticamente em forma de bolhas de discurso, linhas de velocidade e tipografia onomatopoeic, exclamatory".[18]

As influências de Japonês de caligrafia e pintura japonesa caracterizam também lineares qualidades do estilo de anime. A ronda tinta pincel tradicionalmente utilizado para escrever Kanji e para pintura produz um traço de espessura amplamente variável.

Anime tende também a pedir emprestado muitos elementos do mangá incluindo texto no plano de fundo e layouts do painel de assim o mangá de empréstimos obtidos. Por exemplo, uma abertura pode empregar mangá painéis para contam a história, ou para dramatizar um ponto para efeito de humor. Isso é demonstrado melhor no anime Kano Kare .


Design de caractere
A neutralidade da presente secção é contestada .
Consulte a discussão sobre a falar de página . (Maio 2008)
Por favor não remover esta mensagem até o conflito seja resolvido.

Corpo proporções emuladas em anime provêm de proporções do corpo humano. A altura da cabeça é considerada como a unidade base de proporção. Chefe alturas podem variar, enquanto o restante do organismo de permanece proporcional. Maioria dos caracteres de anime são sobre sete a oito Chefes de altura, e extremas heights são definidos Chefes cerca nove altas.

Variações a proporção podem ser modded. super malformações caracteres apresentam um organismo não-proporcionalmente pequeno em comparação com a cabeça. Partes do corpo, por vezes, específicos, como pernas, são reduzidos ou alongadas para ênfase adicionada. Caracteres principalmente super deformados são duas a quatro Chefes altura. Alguns trabalhos de anime como crayon Shin-chan completamente ignorar essas proporções. É suficiente que ele assemelha-se uma banda desenhada Ocidental. Para exagero, certos recursos do organismo são aumentou em proporção. [ 19 ]

Uma abordagem comum é o estilo de grande olhos no número de caracteres anime e mangá . Tezuka Osamu foi inspirado pelos recursos exagerados de caracteres de banda desenhada americano, como Boop Betty , Rato Mickey e da Disney Bambi . [ 3 ] [ 20 ] Tezuka encontrado que aos olhos de grande estilo permitido seus caracteres para mostrar claramente emoções. Quando Tezuka começou a fita não Kishi , o primeiro mangá especificamente orientado para meninas jovens, de desenho Tezuka mais exagerado o tamanho de olhos os caracteres'. Com efeito, através de fita não Kishi , Tezuka definir um modelo de estilo que mais tarde de shōjo de artistas tendia a seguir.

Colorir é adicionado a dar olhos, particularmente a Córnea e alguns profundidade. A profundidade é realizada pela aplicação do sombreamento de cor variável. Geralmente, uma mistura de um tom de luz, a cor de tom e de um tom escuro é usada. [ 21 ] [ 22 ] Antropólogo cultural Matt Thorn argumenta que animadores Japonês e audiências não perceber tais estilizados olhos como inerentemente mais ou menos externa. [ 5 ]

No entanto, anime nem todos os têm grandes olhos. Por exemplo Hayao Miyazaki é conhecido por não tendo grandes olhos e tendo cores de cabelo realista sobre sua caracteres.Além disso muitos outras produções também tem sido conhecidas para usar mais pequenos olhos. Esse design tende a ter mais semelhança com arte tradicional Japonês. Alguns caracteres têm olhos ainda menores, onde os simples pontos pretos são usados.

Uma grande variedade de expressões faciais são usados por caracteres para denotar o humor e pensamentos.Anime usa um conjunto diferente de expressões faciais em comparação com animação Ocidental.

Outros elementos de estilo são comuns, bem; muitas vezes em comedic anime, caracteres que estão chocados ou surpreendido executará uma " culpa face ", no qual eles serão exibidos uma expressão extremamente exagerada. Angry caracteres podem expor um efeito "vein" ou "stressmark", onde irão aparecer em sua testa as linhas que representam veias bulging. Angry mulheres, por vezes, irão convocar um mallet do lado nenhum e greve alguém com, levando a que o conceito de Hammerspace e física de banda desenhada . Caracteres machos desenvolverá um nariz sangrenta em torno de seus interesses de amor feminino (normalmente para indicar a arousal, baseado em um antigo esposas ' conto).Caracteres embaraçados ou produzem uma enorme suor-e-soltar (que se tornou um dos motivos estereótipo mais amplamente reconhecido de anime) ou produzem um blush visivelmente vermelho abaixo aos olhos, especialmente como uma manifestação de sentimentos românticas reprimidos. Enquanto comum, o uso de falhas de face é opcional. Alguns anime, geralmente com parcelas políticas e outras questões mais graves do assunto, ter abandonado a utilização de falhas de rosto como Gundam Wing e Teknoman .


Técnica de animação
Ver artigo principal: animação
Como todos os animação , os processos de produção de storyboarding , agindo de voz , caractere design, produção cel e assim por diante, ainda se aplica. Com melhorias na tecnologia do computador, a animação de computador aumentado a eficiência do processo toda a produção de.

Anime muitas vezes é considerado uma forma de animação limitada . Que significa que stylistically, mesmo em produções maiores as convenções de animação limitada são usadas para enganar o olho em pensar existe circulação mais do que há dá.Muitos das técnicas utilizadas são compostos com medidas de redução de custos enquanto está trabalhando no âmbito um orçamento conjunto.

Cenas de anime dar ênfase alcançar modos de exibição tridimensionais. Planos de fundo retratam atmosfera. das cenas.Por exemplo, anime coloca muitas vezes ênfase sobre a alteração temporadas, como pode ser visto em numerosas anime, tais como Muyo de Tenchi . Configurações reais, por vezes, têm sido duplicadas em um anime. Planos de fundo para a melancolia da Haruhi Suzumiya baseiam-se vários locais dentro o subúrbio de Nishinomiya, Hyogo , Japão.

Ângulos de câmera, movimento de câmera e iluminação desempenham um papel importante em cenas. Muitas vezes, directores têm ao critério da determinação ângulos de visualização para cenas, especialmente no que se respeita a planos de fundo. Além disso, ângulos de câmera mostram perspectivas.Directores também podem escolher câmera efeitos no prazo de cinematografia , tais como panorâmica, zoom, closeup facial e panorâmica.

A grande maioria do anime é animação tradicional , que melhor permite a divisão do trabalho , representam a pose abordagem e controlo dos desenhos antes que eles são a tiro favorecida pela indústria.Outros meios principalmente estão limitados a independentemente-se curtas-metragens, exemplos de que são a silhueta e outros sacar animação do Noburo Ofuji, a animação de fantoche parar a resolução da Tadahito Mochinaga , Kihachirō Kawamoto e Tomoyasu MURATA e a animação de computador da Satoshi Tomioka (mais célebre Usavich ).


Distribuição
Consulte também: licenciamento de anime
Enquanto anime tinha introduzido mercados para além do Japão em anos sessenta, ele cresceu como uma exportação cultural importante durante a sua expansão do mercado durante os anos 80 e anos 90. O mercado de anime para os Estados Unidos só é " vale a pena cerca de US $ 4.35 bilhões, acordo com a organização de comércio externo Japão ".Anime foi também um sucesso comercial na Ásia, Europa e América Latina, onde se anime tornou ainda mais mainstream do que nos Estados Unidos. Por exemplo, o jogo de vídeo de zodíaco foi lançado na Europa devido para a popularidade dos mostrar anos mesmo após a série de off-air.

Empresas de distribuição de anime tratados o licenciamento e distribuição de anime além do Japão. Anime licenciado é modificado pelos distribuidores através de Dobragem para a língua do país e adicionar legendas de idioma à Faixa de idioma japonês. Usando um padrão de distribuição global semelhante como Hollywood , o mundo está dividido em cinco regiões .

Alguns edição de referências culturais pode ocorrer para melhor seguir as referências da cultura não-Japonês. [ 37 ] Certas empresas podem remover qualquer conteúdo censurável, conformes com o direito interno. Este processo de edição foi muito mais prevalente no passado (por exemplo, Robotech ), mas a sua utilização diminuiu devido da procura de anime na sua forma original. Esta abordagem "toque de luz" localização tem favoreceram visualizadores anteriormente familiarizados com anime. A utilização de tais métodos, é evidente pelo sucesso do Naruto e da rede Cartoon Adult Swim programação bloco, que empregam menores edições. [ citação necessária ]

Com o advento de DVD , foi possível incluir várias faixas de idioma em um simples produto. Isso não era o caso da cassete VHS , em que foram utilizadas separada de mídia de SHV e com cada SHV cassete preços o mesmo que um único DVD. A abordagem de "toque de luz" também se aplica às versões de DVD como muitas vezes incluem tanto o áudio dubbed e o áudio Japonês original com legendas , normalmente unedited. Anime editada para televisão normalmente é lançado em DVD "épinglés," com todas as cenas intactas.

Redes de TV transmitem regularmente anime programação. No Japão, grandes redes TV nacionais, tais como TV Tóquio difusão anime regularmente. Estações regionais de menores difusão anime sob o UHF . Nos Estados Unidos, TV cabo canais como Cartoon Network , Disney , Sci-Fi e outros dedicam algumas das suas faixas horárias de tempo para anime. Em seguida, a rede de anime mostra especificamente anime. Sony com base Animax e jetix canal da Disney transmitidos anime no interior dos muitos países do mundo. AnimeCentral exclusivamente da difusão anime no Reino Unido.

Embora seja uma violação dos direitos de autor legislações em muitos países, alguns fãs adicionar legendas a anime por conta própria. Estas são distribuídas como fansubs . As implicações éticas da produção, distribuição, ou assistir fansubs é temas de grande controvérsia mesmo quando fansub grupos não beneficiar as suas actividades. Uma vez a série tem sido licenciada fora do Japão, grupos de fansub muitas vezes deixar de distribuição de seu trabalho. Num caso, Media Factory Incorporated solicitaram que não fansubs das suas matérias, que era respeitado pelo Comunidade fansub.Em outra instância, Bandai agradeceu especificamente fansubbers para o seu papel na ajudar a fazer A melancolia da Haruhi Suzumiya popular em inglês uso da palavra mundial.

A Internet tinha desempenhado um papel significativo a exposição do anime além do Japão. Antes da década de 90, teve anime limitado a exposição para além das fronteiras do Japão. Por coincidência, como crescia a popularidade da Internet, fez portanto interesse em anime. Muito do que o fandom de anime cresceu através da Internet. A combinação de Comunidades de internet e montantes crescentes de material de anime, de vídeo para imagens, ajudaram a impulsionar o crescimento da fandom.Como a Internet adquirida uso mais generalizado, receitas de publicidade de Internet cresceu de 1,6 bilhão iene mais de 180 mil milhões, passando iene entre 1995 e 2005.


Influência sobre a cultura mundial
Anime tornou comercialmente rentável nos países ocidentais-como início adaptações Ocidentais comercialmente bem sucedidas do anime, tais como Boy astro , revelaram.Do sucesso fenomenal da Nintendo multi-billion dólar Pokémon franchise foi ajudado muito pela série anime de spin-off que, em primeiro lugar difusão no final da década de 1990, ainda está sendo executado em todo o mundo até à data. Ao fazê-lo, anime fez impactos significativos a cultura ocidental. Desde o século XIX, muitos Ocidentais manifestaram um interesse especial para o Japão . Anime expostos drasticamente mais Ocidentais à cultura do Japão. Além de anime, outras facetas da cultura do Japão aumentaram em popularidade.Em todo o mundo, o número de pessoas estudar Japonês aumentou. Em 1984, o teste de Profiency de Idioma Japonês foi concebido para satisfazer a procura crescente.Anime-influenciado animação refere-se a não-obras de japonês de animação que emular o estilo visual do anime.Maioria dessas obras é criadas por estúdios o Estados Unidos, Europa, e não-japoneses Ásia; e devem incluir, em geral, stylizations, métodos e gags descritos no anime física , como no caso de Avatar: The Last Airbender . Muitas vezes, tripulações de produção são fãs de anime ou são necessária para exibir anime.Alguns criadores citar anime como uma fonte de inspiração com sua própria série.Além disso, uma equipa de produção francesa de Oban Star Racers movido para Tóquio para colaborar com uma equipa de produção japonesa do criador do filme de HAL.Críticos e a fanbase de anime geral não consideram-los como anime.

Algumas séries de televisão animado americana tem destacado anime estilo com intenção satíricos, por exemplo o South Park (com " Chinpokomon " e " Times boas com armas "). South Park um estilo de desenho notável, que foi a própria parodied em " marcador quebradiço ", o quinto episódio do anime FLCL , lançou vários meses depois exibiu "Chinpokomon". Esta intenção de satirizing anime é o trampolim para a premissa básica do Kappa Mikey , um desenho original Nicktoons de rede. Cliches mesmo normalmente encontrados no anime são parodied em perfeita cabelo forever . convenções de anime começou a aparecem no início dos anos 90, durante o boom anime, começando anime Expo , Animethon , Otakon e JACON . Actualmente convenções de anime são realizadas anualmente em várias cidades entre a América, Ásia e Europa.Muitos participantes participar cosplay , onde eles enfeitar como anime caracteres. Além disso, são convidados os hóspedes do Japão desde artistas, directores e grupos de música. Além de convenções de anime, clubes de anime tornaram prevalentes em universidades, escolas de alto e centros comunitários, como um foi a expor publicamente anime, bem como alargar a compreensão de cultural Japonês.


Audiências da América e de anime
O termo Japonês otaku é usado na América como um termo para fãs de anime, mais concretamente a obsessive os. As conotações negativas associadas com a palavra no Japão também foram suprimidas no seu contexto americano, onde ele connotes, em vez disso, o orgulho dos fãs. Só na década recente ou isso foi há um visionamento mais casual fora o adepto dedicado otaku base, que se pode atribuir altamente aos avanços tecnológicos. Mostra também, como Pokémon e Dragon Ball Z desde uma introdução fulcral das convenções de anime, métodos de animação, e Xintoísmo influencia para muitas crianças americanas. Porque anime altamente é influenciado pela antigos mitos Japonês muitas vezes decorrentes o culto de natureza animista de Xintoísmo, audiências mais americanas não habituadas a anime são inteiramente desconhecidas a estes textos estrangeiros e aduaneiras. Por exemplo, uma média americano exibindo a TV de viver-acção mostra Hércules será não estranho ao gregos mitos e lendas se baseia na, enquanto a mesma pessoa assistindo o show Tenchi Muyo não poderá compreender que os cabos pleated acondicionados em torno das "árvores de espaço" são influenciados pela legenda antiga Amaterasu de Susano.

Também é importante observar que o mundo ocidental abandonado suas antigas crenças Pagã durante a idade média, considerando que Xintoísmo manteve-se inalterados relativamente na cultura japonesa moderna. Assim, conseguiu-se Xintoísmo fornecer mais de oito milhões divindades e seu folclore circundante para criadores de anime utilizar. Uma audiência Japonês, por conseguinte, é mais conscientes da estes Xintoísmo influencia uma vez que eles existiram consistentemente em toda a sociedade Japonês. Mídia americana criadores limitam-se frequentemente com mitos mais populares ou base para desenhar, como o ADAM e Eve.Estas lacunas culturais limitar o impacto potencial da anime sobre sua audiência externa, mas como anime integra pop-cultura americana as gerações mais recentes irão ser que mais em sintonia com as convenções de anime e os ideais por trás de Xintoísmo.

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